Mamão Formosa
Os frutos são alongados, nas plantas hermafroditas. A cor da polpa é vermelho-alaranjada. O peso dos frutos varia de 900 a 1.100 g. Tem ótimo sabor, possui boa durabilidade e resistência ao transporte. E possui textura da polpa firme e 10,8° BRIX.
Etapas de produção do mamão na fazenda
Plantio (lavoura): Envolve quatro etapas. Na primeira a semeadura é feita em viveiro telado, os recipientes utilizados são tubetes preenchidos com substrato, localizados em bancadas suspensas. Na segunda a operação de transplantio das mudas é feita em local definitivo, onde são utilizadas 03 mudas por cova para posterior seleção de apenas plantas. Na terceira acontece o desbaste de plantas, ou sexagem, que visa deixar em cada cova apenas uma planta hermafrodita. Já na quarta são feitos os tratos culturais necessários para dar aos frutos a qualidade ideal. Que são: desbaste dos frutos defeituosos, eliminação de folhas velhas, manejo de plantas daninhas, manejo das doenças causadas por fungos, eliminação de plantas infectadas por vírus e manejo das pragas feitos através de monitoramento semanal.
Colheita dos frutos: é realizada de acordo com a maturação exigida pelo cliente (compradores), geralmente são colhidos no estádio de maturação 1 e 2. A colheita é manual com pessoal treinado e bem protegido evitando possíveis queimaduras decorrentes do látex natural expelido pelo mamão (luvas látex). São utilizados também sacos individuais feitos de plástico bolha que envolvem os frutos e carroças higienizadas e estofadas para evitar que os frutos sofram qualquer dano mecânico ainda na colheita.
Seleção (qualidade): a seleção é feita na casa de embalagem ‘ Packing House’ onde os frutos são lavados e encerados de forma manual e classificados de acordo com a maturação desejada, o peso e tamanho dos frutos para posterior embalagem.
Embalagem (tipos): é feita de acordo com a exigência do cliente e são utilizados contentores plásticos padrão ou caixas de papelão utilizando redinha de espuma individual para evitar possíveis danos mecânicos dos frutos durante o trajeto até o cliente final. Durante esse processo todas as embalagens possuirão um código de rastreabilidade dos frutos. Esse código é composto de dados como: local da colheita (quadra ou talhão), data da colheita, data da embalagem, mês e ano. Tudo isso garante a qualidade do produto e todo trato cultural que esse fruto específico passou desde a flor até o fruto.
Estimativa de Produção
A média nacional de produtividade do mamão formosa gira em torno de 60 t/ha/ano baseado em plantios de sequeiro sem auxílio de irrigação. Portanto, essa média nacional em relação à produção da fazenda está muito abaixo da realidade de plantios irrigados. A nossa média é baseada em dados locais de produtividade expressa em toneladas por hectare ou quilos por planta. Nossa densidade de plantio gira em torno de 1.500 plantas/ha (espaçamento entre plantas 1,8 X 3,5 metros espaçamento entre linhas) e sua previsão de data de colheita dependerá muito do clima. Por exemplo: no verão essa estimativa gira em torno de 130 dias da flor até a colheita. Já no inverno essa estimativa poderá se estender até 200 dias da floração até o fruto pronto para ser colhido, acrescentando 70 dias ou 2 meses e mais 10 dias.
Como possuímos 40 hectares de mamão formosa em produção e mais 24 hectares de mamão formosa recém-implantados, os quais entrarão em produção apenas no final do ano de 2016. Nossa estimativa esperada de produção para o mamão formosa girará em torno de 150 t/ha /ano ou 100 kg/planta/ano. Para pronta entrega temos disponível a quantidade mensal de 500.000 kg/mês alcançando no final do ano a produção de 800.000 kg/mês.
Curiosidades
Em países como o Sri Lanka (Ásia), Tanzânia e Uganda (África), explora-se o fruto verde do mamão em grandes plantações, com finalidades exclusivamente industriais, pois o látex retirado é convertido em pó branco e enviado aos laboratórios da Europa e América do Norte. Neles é refinado, transformado, engarrafado, patenteado, rotulado e depois comercializado em remédios para o tratamento de problemas gástricos ou em pós para amaciar carnes, loções para a pele , produtos industriais para clarear cervejas, amaciar couros, lãs, etc.